Avaliação Companhia Aérea Pluna

Bombardier CRJ900 Nextgen da Companhia Aérea Pluna

Toda a frota da Pluna é composta por aviões CRJ900 Nextgen da Bombardier

Voamos pela Pluna nos dias 23 e 26 de junho e deixo aqui nossa opinião sobre os serviços dessa companhia aérea.

Inicialmente, nossa viagem estava marcada para os dias 9 e 12 de junho, partindo do Galeão, no Rio de Janeiro; mas, devido às cinzas do vulcão, não pudemos voar. A empresa permitiu que escolhêssemos uma nova data e remarcou o vôo. Pagou o taxi de volta até a rodoviária e, como moramos em outra cidade, nos foi prometido que as demais despesas de locomoção seriam reembolsadas. Voltamos para o embarque no dia 23 e a promessa foi cumprida.
.
Ao entrar no avião a sensação é a de estarmos em um ônibus (e isso é um elogio). Há um longo corredor estreito com fileiras de dois assentos de cada lado (exatamente como em um ônibus). As aeronaves são excelentes. Os bancos forrados em couro oferecem um bom nível de conforto. O espaço para as pernas é suficiente. Não há divisão entre classe econômica e executiva. Leva vantagem quem viaja nas duas primeiras fileiras já que tem mais espaço para as pernas. A posição das poltronas não acompanha a das janelas e você corre o risco de sentar em uma poltrona sem janela. O banheiro é pequeno, mas muito bem desenhado de modo a oferecer praticidade.
Por dentro do Bombardier CRJ900 Nextgen

A aeronave é confortável e o seu interior lembra ao de um ônibus

.
A tripulação é profissional e prestativa. A comunicação com os passageiros é feita em espanhol e em inglês. Em alguns casos se fala também o português mas acredite: você vai entender melhor o que se fala em espanhol. A decolagem é muito suave e, uma vez iniciado o vôo, o conforto e o silêncio a bordo impressionam. O barulho mais alto vem do pequeno jato de ar localizado acima de cada poltrona e que pode ser regulado.
.
Ao atingir a altura e a velocidade de cruzeiro, a tripulação serve o lanche disponível a bordo. Mas tudo é pago, até a água! A filosofia da empresa é oferecer preços baixos e isso inclui o lanche. No banco da frente, além da revista da Pluna, está também o menu. Há algumas opções de lanche que incluem sanduíches, medialunas (croissants), alfajores, batatas tipo Pringles e bebidas como refrigerante, Whisky e vinho. Os preços não são altos, e a qualidade dos lanches é boa. Por exemplo, um sanduíche de frango com salada e molho mais um refrigerante em lata e um alfajor saem por 12 dólares e você ainda recebe um café e um chocolate Talento pequeno. Como os vôos em geral não são longos esse lanche é suficiente. Se a fome não for muito grande, dá até para dividir.
.
Alfajor Punta Ballena

O excelente alfajor Punta Ballena é uma das opções do menu

Cabe destacar o alfajor oferecido, da marca Punta Ballena, que é simplesmente maravilhoso e vendido por 2 dólares – o mesmo preço do alfajor que é vendido no aeroporto – porém de qualidade muito superior. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou em cartão de crédito. As moedas aceitas são dólar, real e peso (argentino ou uruguaio).
.
Depois que todos são servidos, é passado novamente o carrinho recolhendo o lixo. Agora é a vez do free shop. É disponibilizado um catálogo com mercadorias tais como perfumes, óculos, relógios, bebidas, etc. que você pode comprar dentro da própria aeronave. Os preços são parecidos aos encontrados no free shop, mas as opções são limitadas e alguns itens podem não estar disponíveis a bordo.
.
Na hora de comprar a passagem, atenção a alguns detalhes. Para passagens compradas fora do Brasil é cobrada uma taxa de 20 dólares para os primeiros 20 quilos. Se exceder os 20 quilos, você paga 10 dólares por quilo adicional (essa taxa já foi de 3, depois 4, passou para 5 e agora está em 10 dólares). Maletas de até 40 x 32 x 20 cm e até 8 quilos são consideradas bagagem de mão. Mais detalhes sobre as regras sobre bagagens podem ser consultadas aqui. Antes de embarcar, a melhor opção é fazer o check-in pela internet. O preenchimento é fácil e você evita filas na hora de embarcar. A empresa oferece também um programa de fidelidade.
.
Faltando uns 30 minutos para o pouso, o camandante avisa sobre o tempo e a temperatura na cidade destino. Um pouso suave, uma viagem sem sobresaltos e a sensação de que a empresa consegue cumprir com o objetivo de transportar a um preço competitivo. Sem dúvida uma excelente opção com um bom custo-benefício.
.
A Pluna é uma companhia aérea com sede no Uruguai. Possui uma frota de 13 aeronaves Bombardier CRJ 900 e 20 opções de destino.
.
Pontos positivos: preço, conforto, praticidade.
.
Pontos a melhorar: pelo menos a água e o cafezinho poderiam ser cortesia.
.
Avaliação final da companhia aérea Pluna: nota 9.
.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>